icone sacola
0
Seu carrinho está vazio
SUPER OFERTAS 🔥
APROVEITE: FRETE SUPER PROMOCIONAL
OFERTAS VÁLIDAS POR TEMPO LIMITADO
EU QUERO!
EU QUERO!

Dicas

Qual é melhor: torneira elétrica ou aquecedor de água?

Publicado em 18.07.2022 |
33 visualizações

Na dúvida entre torneira elétrica ou aquecedor de água? Saiba mais sobre cada um e veja como escolher o melhor produto para o seu caso!

Se você quer mais conforto na cozinha também nos dias frios, já deve ter se perguntado o que é melhor, torneira elétrica ou aquecedor de água. Saiba mais sobre cada um e decida-se!

Torneira elétrica e aquecedor de água: o que são e para que servem?

Tanto a torneira elétrica quanto o aquecedor de água são acessórios que visam proporcionar mais conforto para o usuário, usando energia elétrica para manter a água aquecida mesmo quando a temperatura cai.

Assim, instalados em cozinhas, áreas gourmet e cozinhas de estar, dependendo do modelo podem oferecer diversas temperaturas e potências diferentes.

Porém ambos agregam outras vantagens além do bem estar ao lavar louça, como facilitar a remoção da gordura pela água quente, por exemplo.

Com isso, acabam promovendo também a economia de água, já que a água quente remove a sujeira de forma mais rápida e eficiente.

Os aquecedores de água, como ficam escondidos na bancada, também podem ser instalados em outros ambientes, como no banheiro. Assim você tem mais conforto na hora de escovar os dentes, lavar o rosto ou simplesmente lavar as mãos.

Quais as principais diferenças entre um e outro?
torneira x aquecedor

Apesar da função semelhante, há diferenças significativas entre a torneira elétrica e o aquecedor de água.

Torneira de água quente

A torneira elétrica é uma peça única, que visualmente se assemelha a uma torneira comum para cozinha.

Seu funcionamento, no entanto, é bastante parecido com o de um chuveiro elétrico: a água da pia é aquecida por uma resistência que, por sua vez, é alimentada por energia elétrica.

Ou seja, a torneira elétrica não depende de um aparelho ou sistema externo - como um aquecedor - para gerar sua própria água quente.

Por outro lado, a torneira elétrica é bastante flexível, podendo ser instalada na parede ou no balcão e com diversos modelos com diferentes funcionalidades à sua escolha.

Tipos de torneira elétrica

Há vários tipos de torneiras de água quente para cozinha. Algumas diferenças estão no design, tamanho ou material, outras na potência e nas funcionalidades. Mas há também a opção de escolher entre torneira elétrica e eletrônica.

Dessa forma, pode-se dizer que a torneira eletrônica para cozinha é uma variação da torneira elétrica. A principal diferença é que ela possibilita um controle gradual da temperatura da água.

Já na torneira elétrica tradicional, as temperaturas são pré-definidas. E, dependendo do modelo, pode haver opção de duas a quatro variações de temperatura da água.

Aquecedor de água

Já o aquecedor de água é um pequeno aparelho elétrico utilizado para aquecer individualmente a água que é levada até uma torneira comum, ou seja, que não é elétrica.

Instalado debaixo do balcão da pia, fica esteticamente escondido. No entanto, por este motivo, sua utilização fica restrita às torneiras de balcão. Dessa forma a água que vem da rua é aquecida ao passar por serpentinas dentro do aparelho e sendo levada para a torneira.

Ou seja, o aquecedor faz com que a torneira já receba a água quente, ao contrário da torneira elétrica, que aquece nela mesma a água.

Tipos de aquecedor de água

De um modo geral, há três tipos de aquecedor de água, que podem ser a gás ou elétricos.

Central privado: um equipamento maior, que pode ser aquecedor a gás ou elétrico, mas que é o responsável por aquecer a água que é levada para diferentes acessórios e ambientes, como cozinhas, banheiros e lavabos (torneiras e chuveiros);

Individual e elétrico: aquele em que o aparelho aquece apenas a torneira escolhida, de forma individual. É bastante prático, com ótimo custo-benefício e simples de instalar;

Coletivo: utilizado para produzir água quente em todas as unidades de um empreendimento simultaneamente.

Assim, o aquecedor para torneira é um sistema individual de aquecimento de água em apenas um ponto. O aparelho leva muito mais praticidade ao dia a dia, podendo ser instalado em torneiras simples, misturadores ou monocomandos, aquecendo a água instantaneamente.

Como escolher o melhor?
qual o melhor para sua casa

Quanto mais conforto em casa, melhor. Mas é preciso atenção na hora de escolher entre torneira elétrica e aquecedor de água. A melhor opção é aquela que mais atende às suas necessidades no dia a dia.

Por isso, é muito importante ficar atento a alguns critérios, conhecendo bem as características de cada um.

Economia

Tanto a torneira elétrica quanto o aquecedor de água têm baixo impacto no consumo de energia.

Mas como em ambos os aparelhos o aquecimento da água é feito através de resistências elétricas ligadas à rede de energia, a dica é sempre verificar o consumo e a potência do modelo na hora da compra.

Além disso, prefira sempre os equipamentos elétricos com selo A de Eficiência Energética.

Segurança

Tanto a torneira elétrica quanto o aquecedor de água devem ser aterrados para garantir a segurança no manuseio. O ideal é que sejam instalados por um profissional qualificado, com disjuntor exclusivo e fiação própria. Por outro lado, também é muito importante seguir todas as orientações do fabricante.

Instalação

A instalação também pode fazer diferença na hora da escolha. A torneira elétrica pode ser instalada no balcão ou na parede.

Mas deve haver uma tomada próxima ao local de instalação e um disjuntor exclusivo para a torneira elétrica de acordo com a voltagem escolhida: 110V ou 220V.

A escolha vai depender das características da sua cozinha e da sua preferência no caso de o espaço estar em construção ou sendo reformado. Há vários modelos para ambos os casos.

Já o aquecedor de água é sempre instalado debaixo do balcão, podendo ser em uma fiação já existente ou feita especialmente para o aparelho. Depois basta conectar as mangueiras hidráulicas diretamente na torneira.

Contudo, em ambos os aparelhos, é importante que haja uma boa pressão de água para a resistência não queimar com facilidade e que o circuito elétrico seja independente.

Além disso, é importante lembrar que, em ambos os casos, a instalação deve ser feita com o disjuntor desligado.

Manutenção

A manutenção da torneira elétrica e do aquecedor de água é bastante parecida, e simples, bastando substituir a resistência em caso de queima. Geralmente ela é em forma de refil e de fácil acesso. Mas, mesmo assim, é sempre importante seguir as recomendações do fabricante de cada produto.

Como usar um aquecedor de água?
aquecedor como usar

O aquecedor de água deve ser instalado diretamente no ponto de uso. Bastante versátil, ele pode levar água quente para a torneira da cozinha, mas também de banheiros, lavabos, áreas gourmet ou qualquer outro local que precise de água aquecida também comercialmente, como salões de beleza, lavanderias, pet shops, etc.

Há modelos mais básicos, com apenas uma temperatura, e outros mais versáteis, com até três temperaturas. De qualquer forma o funcionamento é bastante simples, bastando escolher a temperatura desejada e ligar a torneira. A água já sai aquecida automaticamente.

Precauções

É importante que a instalação seja feita por um profissional habilitado e que seja respeitada a vazão de água máxima indicada para cada produto;
Nunca diminua o tamanho da resistência ou aumente sua potência para aquecer mais a água. Use apenas o modelo indicado pelo fabricante;
Da mesma forma, é muito importante que a voltagem do aparelho (127v ou 220v) seja compatível com a sua rede local;
Pequenos choques, fios derretidos e cheiro de queimado são sinais de problemas que precisam ser corrigidos imediatamente;
O aterramento é um cuidado essencial para usar torneira elétrica ou aquecedor de água com segurança.

Qual escolher: torneira elétrica ou aquecedor de água?
como escolher

Quer água quente na torneira para cozinha, mas não sabe como escolher entre torneira elétrica e aquecedor de água? Então vale a pena repassar algumas das principais características de ambos.

Torneira elétrica

Boa variedade de modelos (como com bica reta ou móvel), materiais e configurações;
Pode ser torneira elétrica ou eletrônica, com controle gradual de temperatura;
É um único equipamento, deixando o visual limpo e moderno;
Pode agregar outras funcionalidades, como cromoterapia;
Pode ser instalada no balcão ou na parede.

Aquecedor de água

Pode ser instalado com qualquer tipo de torneira (monocomando, misturadores ou torneira simples);
Há modelos que funcionam em qualquer posição (horizontal ou vertical);
É um equipamento de aquecimento individual;
Deve ser instalado debaixo do balcão.

Pontos em comum

Além do conforto nos dias frios, facilitam também a remoção da gordura das louças, reduzindo o trabalho e, consequentemente, o tempo de lavagem, o que também gera economia de água;
Permitem o uso da torneira com a opção de aquecimento desligada, proporcionando economia quando a água quente não for necessária;
Precisam de instalação com circuito independente e disjuntor exclusivo;
Resistência em forma de refil com fácil acesso para substituição;
Funcionam com resistência alimentada por energia elétrica;
Precisam de aterramento para garantir a segurança no uso;
Facilidade de manutenção, bastando trocar a resistência;
Precisam de boa pressão de água;
Facilidade de instalação;
Aquecimento da água;
Preços acessíveis.

Não é à toa que a torneira elétrica e o aquecedor de água são dois produtos considerados revolucionários no dia a dia da cozinha. Oferecem muito mais conforto nos dias frios, facilitam a remoção da gordura acelerando a limpeza da louça, são seguros e bastante versáteis.

Além disso, têm valores atraentes e muitos modelos à sua escolha, portanto a tomada de decisão deve ser feita de acordo com as suas preferências pessoais e as características do seu espaço.

Então que tal aproveitar para conhecer algumas das melhores opções de torneira elétrica e aquecedor de água do mercado?

Copalux tem os melhores modelos à sua escolha, venha conhecer!

Cookies
X

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.