icone sacola
0
Seu carrinho está vazio
SUPER OFERTAS 🔥
APROVEITE: FRETE SUPER PROMOCIONAL
OFERTAS VÁLIDAS POR TEMPO LIMITADO
EU QUERO!
EU QUERO!

Dicas

Chuveiro elétrico ou eletrônico? Descubra o melhor!

Publicado em 04.08.2022 |
32 visualizações

Nada como uma ducha relaxante para repor as energias, mas para isso ter um bom equipamento é fundamental. E é comum a dúvida entre chuveiro elétrico e chuveiro eletrônico, já que, superficialmente, os dois são bem parecidos. 

Ambos usam energia elétrica para aquecer a água, mas a diferença é a forma como cada um processa esse aquecimento. Então é muito importante descobrir como os modelos funcionam para fazer a melhor escolha. 

Principais diferenças entre chuveiro elétrico e chuveiro eletrônico.

Nada mais comum do que a eterna dúvida na hora de dar um upgrade no banho: afinal, comprar chuveiro elétrico ou chuveiro eletrônico? Será que vale a pena? 

diferencas e caracteristicas

Principais características do chuveiro elétrico

Bem, o chuveiro elétrico é o tipo mais antigo e comum, e há desde modelos bem simples até alguns mais sofisticados no mercado. Por isso é muito fácil de ser encontrado na maioria das casas brasileiras. 

A principal característica do chuveiro elétrico é ter opções de temperatura bem definidas. Tradicionalmente são três: água fria, morna ou quente

É verdade que alguns modelos mais aprimorados chegam a ter quatro opções de temperaturas, como o chuveiro elétrico Lorenzetti Futura Multitemperaturas

Além do design caprichado, nesse modelo você tem o equivalente a uma temperatura para cada estação do ano, que é um belo conforto para um banho quente bem gostoso. 

Outra característica do chuveiro elétrico é a forma como você escolhe a temperatura, que geralmente é definida virando uma chave manual. É ela que atua diretamente na resistência. 

A água também é aquecida de acordo com a vazão com que passa pela resistência do chuveiro em cada posição do plugue. Quanto maior ela for, mais frio o seu banho, pois, por conta da pressão, sua vazão é maior e seu contato com a resistência é mais curto.

Principais características do chuveiro eletrônico

Já o chuveiro eletrônico tem um controle gradual da temperatura, independentemente da quantidade de água que é liberada. E essa é a sua grande característica, já que você pode ter uma gama muito grande e sutil de temperaturas.

Isso é possível porque, ao contrário do chuveiro elétrico, no chuveiro eletrônico a temperatura não depende da vazão da água. Ela continua a mesma, o que você regula é a corrente elétrica que vai aquecer a resistência.

Outra característica é a forma como você faz esse controle. Geralmente ele é feito por meio de uma haste, como o Lorenzetti Advanced Eletrônico. Mas dependendo do modelo, ele pode ser feito também através de um controle remoto ou até mesmo programando previamente as suas preferências no próprio aparelho. 

resistencia duvidas

Chuveiro eletrônico tem resistência?

Sim, o chuveiro eletrônico também tem resistência. A grande diferença é que ela não queima tão facilmente quanto a do chuveiro elétrico, justamente pela forma como a água é aquecida.

O que acontece é que a grande causa da queima da resistência do chuveiro elétrico é a troca de temperatura com o aparelho ligado. Ou seja, cada vez que alguém esquece de desligar o chuveiro antes de virar a chave da temperatura, está reduzindo a vida útil da resistência - ou acabando de vez com ela.

Já com o chuveiro eletrônico isso não acontece, porque o controle gradual da temperatura é feito com o aparelho ligado. Então isso significa que durante o banho você pode deixar a água mais fria ou mais quente quantas vezes quiser, sem ter que desligar o chuveiro. Assim, a vida útil da resistência também é maior.

Claro que, como qualquer outra coisa, a resistência também tem tempo de validade e um dia fatalmente vai queimar, não tem jeito. Mas ela dura muito mais do que nos chuveiros elétricos.

seguranca chuveiros

Como é a segurança desses aparelhos?

Chuveiros elétricos e chuveiros eletrônicos são bastante seguros, mas é preciso que sejam instalados seguindo rigorosamente a recomendação do fabricante. Além disso, antes de mais nada, é preciso que a instalação elétrica da casa esteja em ordem. Redes elétricas com mais de 15 anos não são seguras. 

Deve haver um disjuntor exclusivo para cada chuveiro, na tensão recomendada pelo fabricante de acordo com a potência do chuveiro. Todos os condutores também devem ser corretamente dimensionados de acordo com o modelo e é muito importante que o fio terra seja instalado para evitar choques desnecessários. 

vantagens e desvantagens

Vantagens e desvantagens dos chuveiros elétricos e eletrônicos

De uma forma geral, chuveiro elétrico e chuveiro eletrônico têm mais vantagens do que desvantagens. E, com a tecnologia cada vez mais desenvolvida, o mercado oferece modelos bastante variados, que se encaixam nos mais diversos orçamentos e projetos.

Vantagens

• Água aquecida facilmente - Os dois tipos oferecem banho quente de forma praticamente instantânea, ao contrário de boilers e aquecedores que precisam de um tempinho para aquecer a água. assim, é praticamente entrar debaixo do chuveiro e abrir a torneira para aproveitar os jatos quentinhos.
• Conforto pelo controle de temperatura - As opções de temperatura são o grande charme dos dois tipos. Embora o chuveiro elétrico ofereça menos opções do que o chuveiro eletrônico, os banhos ficam confortáveis em qualquer época do ano.
• Facilidade de instalação - Basicamente o chuveiro elétrico e o chuveiro eletrônico são instalados da mesma forma. Ambos necessitam de uma única saída de água já instalada na parede e de um ponto de energia elétrica para serem conectados. Como a água é aquecida dentro do próprio aparelho, não há necessidade de tubulação extra de água quente. 

Assim, a mesma saída de água de um serve para outro, portanto se você tem um chuveiro elétrico e quer trocar por um chuveiro eletrônico, não há problema. Você deve apenas ficar atento às especificações técnicas de cada modelo para que estejam de acordo com a voltagem e a pressão de água da sua casa. 

Mas é bom lembrar que a ligação de energia elétrica deve ter sido preparada por um profissional qualificado. Também é recomendado que cada chuveiro da casa tenha seu próprio disjuntor, que deve estar desligado na hora da instalação ou troca da resistência do chuveiro.

• Economia - Nesse quesito o chuveiro eletrônico é mais econômico, porque o chuveiro elétrico não oferece tanto controle de temperatura. Então quando ele está na posição inverno (quente), usa 100% de sua capacidade e 65% na posição verão (morno). Já quando o controle é gradual o consumo é mais regulado, exigindo menos resistência do chuveiro e havendo, portanto, economia de energia.

Desvantagens

• Possível aumento na conta de energia - Por utilizarem a eletricidade para o aquecimento, os aparelhos acabam impactando na fatura de energia. Porém, a precisão na mistura entre água quente e fria acarreta mais economia. Então o chuveiro eletrônico é a opção mais econômica. 

Por outro lado, fique atento à presença da etiqueta emitida pelo Procel, que indica o quanto o equipamento gasta de energia. Procure sempre aparelhos que apresentem as categorias em que há mais economia de energia, como as do tipo A, B ou C. 

• Sistema único de funcionamento - A falta de mais opções pode ser uma desvantagem nos chuveiros elétricos, também no conforto na hora do banho.

5 Dicas para escolher o melhor chuveiro de água quente

Pronto para experimentar seu banho quente no seu novo chuveiro eletrônico ou chuveiro elétrico? Mas antes se ligue nessas 5 dicas para escolher o melhor:

1 - Confiabilidade da marca - Busque marcas bem posicionadas no mercado, conscientes do impacto que causam nos consumidores. Elas devem oferecer qualidade no produto, funcionalidades e soluções que correspondam às suas necessidades.  Essa é uma grande preocupação da Copalux, que faz questão de só trabalhar com as melhores marcas.

2 - Velocidade de aquecimento da água - Um bom chuveiro elétrico ou eletrônico deve aquecer a água em segundos. Procure essas informações no manual do fabricantes ou com amigos que consumiram o produto.

3 - Controle de temperatura - Os chuveiros eletrônicos oferecem mais controle do que os chuveiros elétricos

4 - Esquenta muito? - Como você viu, o sistema de aquecimento é diferente entre os tipos de chuveiro, mas há diferença também dependendo da potência do modelo escolhido. Procure as informações do fabricante para qual é a mais adequada à sua região. Nas regiões mais quentes, por exemplo, pode não ser necessário um chuveiro muito potente.

5 - Design do aparelho - Há uma grande variedade de designs para atender ao seu gosto pessoal e à decoração do ambiente. Você pode escolher entre linhas retas ou orgânicas, acabamento branco, preto ou metalizado, etc. 

linha completa chuveiros

Os melhores chuveiros estão na Copalux

Um bom chuveiro é essencial para um banho quente relaxante, mas as características variam entre os chuveiros elétricos e os chuveiros eletrônicos. A principal característica é a forma como a água é aquecida, levando mais conforto para o usuário do chuveiro eletrônico, que pode ter um controle gradual da temperatura sem necessidade de desligar o aparelho.

Por outro lado, esse controle também faz com que o chuveiro eletrônico acabe sendo mais econômico e evite a queima constante da resistência. Mas é importante que a instalação dos dois tipos siga determinados padrões de segurança e o modelo seja escolhido de acordo com os padrões da sua residência.

No site da Copalux você encontra os melhores chuveiros elétricos e eletrônicos, além de muitos outros produtos para o seu lar, sempre das melhores marcas do mercado.

Cookies
X

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.